segunda-feira, 30 de abril de 2012

AULA 10 - dia 20/04/2012 : Revisão e comentários sobre outros 3 blogs



NOME DO BLOG: A TECNOLINGUAGEM
URL: http://atecnolinguagem.blogspot.com.br
SOBRE O BLOG: “Blog criado exclusivamente para o componente curricular Linguagem e Tecnologia, do 5º período do curso de Letras, da Universidade de Sorocaba.”
CRIADOR: João Paulo Hergesel


Um blog muito completo, com diversos links e artigos bastante interessantes que complementam ricamente o conteúdo obrigatório do blog (por exemplo, os poemas remixados de Carlos Drummond de Andrade, o vídeo do curta-metragem Signs, e o ensaio que ele mesmo publicou pela revista acadêmica da Universidade Federal Fluminense, etc.). Pessoalmente, achei a postura de João Paulo muito professional, especialmente na redação dos seus textos e na produção do seu podcast, o qual foi me pareceu ter sido muito bem pensado e organizado  na sua produção. Finalmente, João conseguiu remixar muita informação altamente relevante à temática desenvolvida durante o curso de Tecnologia e Linguagem, valendo-se de diferentes mídias (áudio, vídeo, imagens, etc.) para finalmente compartilhar com todos nós a nova informação produzida. Muito bom, João. Parabéns!


NOME DO BLOG: EDUCAÇÃO VIA TECNO
URL: http://educacaoviatecno.blogspot.com.br
SOBRE O BLOG: “
Este blog foi blog foi criado para auxiliar nos estudos do componente curricular Linguagem e Tecnologia, do 5º período do curso de Letras, da Universidade de Sorocaba. Aqui será postado resumos das aulas ministradas pelo Prof.Dr. Luiz Fernando Gomes e assuntos interessantes sobre o tema. Seja bem vindo!!!”
CRIADOR: Renata Carolyne

Este blog é a cara da Renata Carolyne! Me diverti muito com a remixagem de imagens que ela fez sobre maquiagem, sob a frase: “Não existe mulher feia. Existe mulher sem maquiagem, bebê.”  A Renata gosta muito de maquiagem (é só visitar o Facebook dela), assim posso imaginar que ela curtiu muito modificando, juntando e reproduzindo estas imagens em sua remixagem. Do mesmo modo, pude ver a sua personalidade refletiva nos pequenos detalhes “extras” que ela fez questão de incluir, tais como o “Psiu!!!” seguido de um importante lembrete (pelo menos para nós, alunos desta matéria): “Já entrou na sala virtual hoje??? www.uniso.br/ead. Galera tem um monte de novidade lá! E algumas tarefas também então Corre!!! Bjooo Até mais!!!”. Afirmo então que este blog é totalmente a cara de sua criadora. Ela também incluiu algumas dicas sobre o uso de tecnologias em sala de aula e as outras postagens de caráter obrigatório. Gostaria de ressaltar que a Renata não possui experiência em relação à elaboração de blogs, porém, fez um ótimo trabalho neste. Parabéns, Renata Carolyne!



NOME DO BLOG: EXPRESSO DA LINGUAGEM
URL: http://expressodalinguagem.blogspot.com.br
SOBRE O BLOG: “Blog sobre Linguagem e Tecnologia”
CRIADOR: Ricardo Mendonça Cardoso

Um blog completo, redigido de maneira muito professional e com um layout amigável. O conteúdo está bem atualizado. A imagem de fundo do seu blog foi muito bem relacionada ao nome deste, pois aparece um trem “expresso” atravessando o mar, que se abriu em dois (ao estilo de Moisés) deixando um caminho deserto e seco em meio à noite escura. Poderia passar muito tempo e gastar muitas linhas avaliando o que ela poderia significar em relação ao “expresso da língua”, exprimindo a importância das tecnologias na linguagem, assim como estas abrem o caminho para novas fronteiras. Ricardo conseguiu plasmar sua personalidade no seu blog, pois assim como ele, este blog é criativo, curioso, formal e muito bem nutrido. Finalmente, fecho estas linhas dizendo que fiquei particularmente fascinado com a sua remixagem do homem aranha, misturando imagens em quadrinhos com um bonequinho de Lego, assim como também o seu muito-bem-elaborado podcast. Muito bom!

terça-feira, 17 de abril de 2012

AULA 9 - dia 13/04/2012 : Anticonferência Coloquial


Anticonferência Coloquial
Prática de Pesquisa: Histórias de Vida
A Vida na Prática: Histórias de Pesquisa


Na Sexta-feira 13 de abril de 2012, às 19 horas no Salão Vermelho do Campus Trujillo da UNISO, aconteceu uma mesa redonda em estilo coloquial que contou com a participação de alunos e ex-alunos de graduação e pós-graduação. Coordenada pelo Prof. Dr. Luiz Fernando Gomes, o evento provou ser de singular relevância àqueles que assistiram a conferência em busca de uma luz  nas suas próprias práticas de pesquisa. Um deles, é claro, fui eu. 

Os expositores compartilharam suas experiências no desenvolvimento de seus projetos de pesquisas, como os TCCs, entre outros, de forma muito criativa e divertida, como o trabalho de conclusão de curso da aluna Bruna Gomes, o qual foi apresentado comparado ao processo completo de gestação, nascimento e criação de um filho. Nele, a aluna explicou como "gestou" sua criança, sofrendo as  "dores" do parto e "criando" seu tão precioso filho, fruto do seu esforço. Assim, compartilhou suas experiências explicando até como foi parar no mestrado da PUC, com uma bolsa de estudos que não apenas cobria o custo dos seus estudos, senão que lhe dava mais dinheiro, para que ela pudesse conduzir suas pesquisas tranquilamente. Bruna deu muitas dicas úteis (pelo menos para mim, que sei pouco do assunto) sobre como aplicar a tais bolsas de estudo e como conduzir seus estudos de pós-graduação. 

Mesa com os alunos e ex-alunos conferencistas
e o Professor Dr. Luiz  Fernando  Gomes
O aluno de graduação, Cristiano Paes, do 5º período do curso de Letras da UNISO, discursou sobre o seu ainda não apresentado, mas muito avançado, TCC cujo tema é a vida, obras e sexualidade ambígua do grande poeta Oscar Wilde. Cris, como é conhecido por nós, seus companheiros de aula, apresentou aspectos intrigantes e para mim desconhecidos sobre o autor em relação à sua suposta homossexualidade e a influência da sua opção sexual sobre a sua obra, maquiada propositalmente ao olho do leitor leigo, devido à forte oposição da sociedade da época. Cris, que diz ter pânico cênico, fez um excelente trabalho na sua apresentação. A anticonferência concluiu com a apresentação de uma ex-aluna que atualmente exerce a docência e é uma das responsáveis pelo sistema de ensino a distância da UNISO.

Foi uma noite muito especial e, falo pessoalmente, muito produtiva! Acredito que muitos, assim como eu, pudemos sair enriquecidos, beneficiados de toda a informação que recebemos em um mesmo lugar, informação que não é fácil de obter. Experiências, dicas, sugestões, ideias, risos e muito informação relacionada às práticas de pesquisa na vida real encheram o Salão Vermelho aquela noite, tornando-a um verdadeiro sucesso. Parabéns aos participantes, parabéns aos que se interessaram e, de modo especial, parabéns ao Prof. Dr. Luiz Fernando Gomes, que promoveu a elaboração desse ótimo evento. 

Até a próxima!

quarta-feira, 4 de abril de 2012

AULA 8 - PODCAST

PODCAST 01: SOFTWARES LIVRES

(clique no título para abrir o PODECAST)



No caso dos softwares de código aberto, o que está em jogo é a criação e o compartilhamento planetário de inteligência no desenvolvimento de soluções, programas de computadores. Estes estão reconfigurando a indústria proprietária. Trata-se de recombinações de softwares e linhas de códigos de forma aberta, livre e criativa, construindo um dos mais interessantes fenômenos da cibercultura. O Brasil é reconhecido com um dos países que mais tem realizado esforços governamentais para a adoção dos “softwares livres”, tanto na sua administração direta, como em projetos de inclusão digital. [LEMOS, André. Ciber-Cultura Remix, p.6-7]

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR ESTE PODCAST EM MP3

Seguem algumas alternativas gratuitas para o Microsoft Office, como no exemplo citado no podcast. Particularmente, estou testando o OpenOffice no meu computador e, até agora, o software de código aberto tem suprido as mesmas necessidades que o software da Microsoft. Seguem então 7 boas alternativas para diferentes sistemas operacionais: 

1 – OpenOffice.org (Windows, Mac OS X, Linux, Solaris)


OpenOffice scrn
O OpenOffice.org é provavelmente a mais famosa e conhecida “suite” de escritório gratuita. Não é apenas um processador de texto, mas também software de apresentação (semelhante ao Microsoft Powerpoint ), folha de cálculo (semelhante ao Microsoft Excel ), base de dados (como o Microsoft Access), software de desenho , editor web , editor de fórmulas, etc Pode lidar com os vários formatos Word da Microsoft: o formato RTF, o seu próprio formato compactado, etc O software está disponível em diversas plataformas, incluindo Windows, Linux , Mac OS X e Solaris. Também permite exportar o arquivo no formato PDF.

2 – IBM Lotus Symphony (Windows, Mac OS X, Linux)


Lotus scrn
IBM Lotus Symphony é uma suíte de escritório gratuita, tendo como base uma versão anterior do OpenOffice.org. Inclui um processador de texto (Lotus Symphony Documents), software de apresentação (Lotus Symphony Presentations) e folha de cálculo (Lotus Symphony Spreadsheet). Suporta vários formatos de arquivo, incluindo o Open Document Format (ODF), formato de arquivo do Microsoft (por exemplo, Doc, Ppt, Xls, Dot, etc), formatos do Lotus, etc. O software funciona em Windows XP, Windows Vista, Mac OS X e Linux.

3 – LibreOffice (Windows, Mac OS X, Linux)


Libreofiice scrn
LibreOffice é um spin-off (ou, na linguagem do computador, um “fork”) do pacote de escritório OpenOffice.org fruto da iniciativa de alguns dos colaboradores desse projeto. Como tal, inclui os mesmos componentes como o OpenOffice, ou seja, um processador de texto, folha de cálculo, software de apresentação, ferramentas de desenho, de banco de dados, etc.

4 – Bean: (Mac OS X)

Bean scrn
Bean é uma suite de fonte aberta e gratuita para computadores Macintosh. Suporta contagem de palavras ao vivo, estatísticas detalhadas sobre o documento, backups, um controlo deslizante de zoom para alterar a escala de exibição, modo de layout de página, auto-salvamento, cores alternativas (para quem não gosta do aparência padrão de palavras em preto sobre fundo branco), pesquisa e suporta expressões regulares , dicionário, a palavra de conclusão, etc. De raiz, escreve nos formatos rtf,. RTFD (rich text with graphics). bean. txt, html. e. webarchive (formato de arquivo Apple). Também pode importar e exportar para os formatos Word (Doc. Docx e Xml) e OpenDocument (Odt), bem como exportar documentos no formato PDF.

5 – OxygenOffice Professional (Windows, Linux)


OxygenOffice scrn
OxygenOffice Professional é basicamente uma versão reembalada do OpenOffice.org, contendo outros modelos, clipart, fontes, exemplos e até mesmo suporte VBA. O conjunto inclui um processador de texto, software de apresentação, folha de cálculo, banco de dados, software de desenho, editor web , editor de equações , etc.
Acompanha de perto as novidades e iniciativas lançadas pelo OpenOffice.org.

6 – Abi Word (Windows, Linux, FreeBSD, etc)


Abiword scrn
Abi Word é um processador de textos gratuito que suporta documentos Microsoft Word, OpenOffice, WordPerfect, RTF-Rich Text Format, páginas HTML. Corre nas plataformas Windows, Linux, FreeBSD, e QNX.

7 – Jarte Processador de Texto (Windows)


Jarte scrn
A versão gratuita do processador de texto Jarte é compatível com os documentos Microsoft Word 95, 97, 2000 e formato RTF e texto simples (ASCII). Foi projetado para ser um superconjunto do Windows Wordpad (que vem gratuitamente com o Windows). Funciona apenas no Windows.

Vale sempre a pena experimentar alguma das 7 alternativas gratuitas ao Microsoft Office.