terça-feira, 17 de abril de 2012

AULA 9 - dia 13/04/2012 : Anticonferência Coloquial


Anticonferência Coloquial
Prática de Pesquisa: Histórias de Vida
A Vida na Prática: Histórias de Pesquisa


Na Sexta-feira 13 de abril de 2012, às 19 horas no Salão Vermelho do Campus Trujillo da UNISO, aconteceu uma mesa redonda em estilo coloquial que contou com a participação de alunos e ex-alunos de graduação e pós-graduação. Coordenada pelo Prof. Dr. Luiz Fernando Gomes, o evento provou ser de singular relevância àqueles que assistiram a conferência em busca de uma luz  nas suas próprias práticas de pesquisa. Um deles, é claro, fui eu. 

Os expositores compartilharam suas experiências no desenvolvimento de seus projetos de pesquisas, como os TCCs, entre outros, de forma muito criativa e divertida, como o trabalho de conclusão de curso da aluna Bruna Gomes, o qual foi apresentado comparado ao processo completo de gestação, nascimento e criação de um filho. Nele, a aluna explicou como "gestou" sua criança, sofrendo as  "dores" do parto e "criando" seu tão precioso filho, fruto do seu esforço. Assim, compartilhou suas experiências explicando até como foi parar no mestrado da PUC, com uma bolsa de estudos que não apenas cobria o custo dos seus estudos, senão que lhe dava mais dinheiro, para que ela pudesse conduzir suas pesquisas tranquilamente. Bruna deu muitas dicas úteis (pelo menos para mim, que sei pouco do assunto) sobre como aplicar a tais bolsas de estudo e como conduzir seus estudos de pós-graduação. 

Mesa com os alunos e ex-alunos conferencistas
e o Professor Dr. Luiz  Fernando  Gomes
O aluno de graduação, Cristiano Paes, do 5º período do curso de Letras da UNISO, discursou sobre o seu ainda não apresentado, mas muito avançado, TCC cujo tema é a vida, obras e sexualidade ambígua do grande poeta Oscar Wilde. Cris, como é conhecido por nós, seus companheiros de aula, apresentou aspectos intrigantes e para mim desconhecidos sobre o autor em relação à sua suposta homossexualidade e a influência da sua opção sexual sobre a sua obra, maquiada propositalmente ao olho do leitor leigo, devido à forte oposição da sociedade da época. Cris, que diz ter pânico cênico, fez um excelente trabalho na sua apresentação. A anticonferência concluiu com a apresentação de uma ex-aluna que atualmente exerce a docência e é uma das responsáveis pelo sistema de ensino a distância da UNISO.

Foi uma noite muito especial e, falo pessoalmente, muito produtiva! Acredito que muitos, assim como eu, pudemos sair enriquecidos, beneficiados de toda a informação que recebemos em um mesmo lugar, informação que não é fácil de obter. Experiências, dicas, sugestões, ideias, risos e muito informação relacionada às práticas de pesquisa na vida real encheram o Salão Vermelho aquela noite, tornando-a um verdadeiro sucesso. Parabéns aos participantes, parabéns aos que se interessaram e, de modo especial, parabéns ao Prof. Dr. Luiz Fernando Gomes, que promoveu a elaboração desse ótimo evento. 

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário