PODCAST 01: SOFTWARES LIVRES
(clique no título para abrir o PODECAST)
No caso dos softwares de código aberto, o que está em jogo é a criação e o compartilhamento planetário de inteligência no desenvolvimento de soluções, programas de computadores. Estes estão reconfigurando a indústria proprietária. Trata-se de recombinações de softwares e linhas de códigos de forma aberta, livre e criativa, construindo um dos mais interessantes fenômenos da cibercultura. O Brasil é reconhecido com um dos países que mais tem realizado esforços governamentais para a adoção dos “softwares livres”, tanto na sua administração direta, como em projetos de inclusão digital. [LEMOS, André. Ciber-Cultura Remix, p.6-7]
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR ESTE PODCAST EM MP3
Seguem algumas alternativas gratuitas para o Microsoft Office, como no exemplo citado no podcast. Particularmente, estou testando o OpenOffice no meu computador e, até agora, o software de código aberto tem suprido as mesmas necessidades que o software da Microsoft. Seguem então 7 boas alternativas para diferentes sistemas operacionais:
Seguem algumas alternativas gratuitas para o Microsoft Office, como no exemplo citado no podcast. Particularmente, estou testando o OpenOffice no meu computador e, até agora, o software de código aberto tem suprido as mesmas necessidades que o software da Microsoft. Seguem então 7 boas alternativas para diferentes sistemas operacionais:
1 – OpenOffice.org (Windows, Mac OS X, Linux, Solaris)
O OpenOffice.org é provavelmente a mais famosa e conhecida “suite” de escritório gratuita. Não é apenas um processador de texto, mas também software de apresentação (semelhante ao Microsoft Powerpoint ), folha de cálculo (semelhante ao Microsoft Excel ), base de dados (como o Microsoft Access), software de desenho , editor web , editor de fórmulas, etc Pode lidar com os vários formatos Word da Microsoft: o formato RTF, o seu próprio formato compactado, etc O software está disponível em diversas plataformas, incluindo Windows, Linux , Mac OS X e Solaris. Também permite exportar o arquivo no formato PDF.
2 – IBM Lotus Symphony (Windows, Mac OS X, Linux)
IBM Lotus Symphony é uma suíte de escritório gratuita, tendo como base uma versão anterior do OpenOffice.org. Inclui um processador de texto (Lotus Symphony Documents), software de apresentação (Lotus Symphony Presentations) e folha de cálculo (Lotus Symphony Spreadsheet). Suporta vários formatos de arquivo, incluindo o Open Document Format (ODF), formato de arquivo do Microsoft (por exemplo, Doc, Ppt, Xls, Dot, etc), formatos do Lotus, etc. O software funciona em Windows XP, Windows Vista, Mac OS X e Linux.
3 – LibreOffice (Windows, Mac OS X, Linux)
LibreOffice é um spin-off (ou, na linguagem do computador, um “fork”) do pacote de escritório OpenOffice.org fruto da iniciativa de alguns dos colaboradores desse projeto. Como tal, inclui os mesmos componentes como o OpenOffice, ou seja, um processador de texto, folha de cálculo, software de apresentação, ferramentas de desenho, de banco de dados, etc.
4 – Bean: (Mac OS X)
Bean é uma suite de fonte aberta e gratuita para computadores Macintosh. Suporta contagem de palavras ao vivo, estatísticas detalhadas sobre o documento, backups, um controlo deslizante de zoom para alterar a escala de exibição, modo de layout de página, auto-salvamento, cores alternativas (para quem não gosta do aparência padrão de palavras em preto sobre fundo branco), pesquisa e suporta expressões regulares , dicionário, a palavra de conclusão, etc. De raiz, escreve nos formatos rtf,. RTFD (rich text with graphics). bean. txt, html. e. webarchive (formato de arquivo Apple). Também pode importar e exportar para os formatos Word (Doc. Docx e Xml) e OpenDocument (Odt), bem como exportar documentos no formato PDF.
5 – OxygenOffice Professional (Windows, Linux)
OxygenOffice Professional é basicamente uma versão reembalada do OpenOffice.org, contendo outros modelos, clipart, fontes, exemplos e até mesmo suporte VBA. O conjunto inclui um processador de texto, software de apresentação, folha de cálculo, banco de dados, software de desenho, editor web , editor de equações , etc.
Acompanha de perto as novidades e iniciativas lançadas pelo OpenOffice.org.
6 – Abi Word (Windows, Linux, FreeBSD, etc)
Abi Word é um processador de textos gratuito que suporta documentos Microsoft Word, OpenOffice, WordPerfect, RTF-Rich Text Format, páginas HTML. Corre nas plataformas Windows, Linux, FreeBSD, e QNX.
7 – Jarte Processador de Texto (Windows)
A versão gratuita do processador de texto Jarte é compatível com os documentos Microsoft Word 95, 97, 2000 e formato RTF e texto simples (ASCII). Foi projetado para ser um superconjunto do Windows Wordpad (que vem gratuitamente com o Windows). Funciona apenas no Windows.
Vale sempre a pena experimentar alguma das 7 alternativas gratuitas ao Microsoft Office.
Nenhum comentário:
Postar um comentário