quarta-feira, 28 de março de 2012

AULA 7 - 23/03/2012 : QUESTÕES SOBRE A CIBERCULTURA "REMIX"



8.      O que é “podcast”?
É uma tecnologia de produção e difusão de áudio, cuja nomenclatura provém da combinação dos termos iPod (reprodutor de MP3s) e broadcasting (transmissão em massa). Desde seu lançamento em 2004, calcula-se que há mais de 6 milhões de usuários na atualidade.

9.   O pod cast representa o fim do rádio? Que outras mídias preanunciaram “o fim” de suas entecessoras?
Apesar de ter sido considerado como  um novo sistema de emissão radiofônica, o podcast NÃO marca o fim do rádio, substituindo o analógico pelo digital, a ondas AM e FM, etc. , as quais sempre terão o seu público assegurado. Assim, temos a reconfiguração dos formatos de emissão de conteúdos sonoros em dois pólos: usuários independentes criando suas “próprias rádios” e emissoras massivas criando programas em podcasting, como a BBC.

10.   O que é blogosfera? O que são “blogs” e quais os tipos que existem?
A blogosfera é uma conjunto de blogs ao redor do mundo o qual se duplica em tamanho a cada semestre. Os blogs são formas de publicação na qual qualquer usuário pode publicar informação pessoal, humorística, jornalística, literária, audioblogs (blog de áudio), fotoblogs (blog de imagens) e vlogs (video+blog).

11.   O que é P2P? Como funciona? Cite exemplos.
É um tipo de compartilhamento de arquivos “peer-to-peer” através do qual um usuário pode obter os arquivos disponibilizados por outro usuário, armazenados no seu computador. Assim, quanto mais usuários estiverem baixando um arquivo compartilhado, mais rápido acontecerá a transferência. Assim, cada usuário torna-se também fornecedor, o que, ulteriormente, gera um problema de copyright.

12.   Qual é a vantagem do “Freenet”?
O “Freenet”, sistema criado po Ian Clarke, utiliza tecnologias de tranferência de arquivos de usuário a usuário que impossibilita sua restrição por parte das grandes corporações ou governo.

13.   Quais as origens dos softwares de código aberto?
Os softwares livres surgem como reação à posição monopolizadora das grandes produtoras de softwares. Sua revolução acontece devido à cultura de compartilhamento, potencializando a distribuição, a cooperação e a apropriação dos bens simbólicos.

14.   O que é GPL? O que é GNU?
A General Public License (GPL) é uma licença de utilização do código fonte criada em por Richard Stallman, a qual, junto à Free Software Foundation, criam o primeiro projeto de software livre, chamado GNU. A sua criação foi motivada pela proibição da AT&T de utilização do sistema Unix. A partir daqui, são desenvolvidos outros softwares livres como Linux, Debian, etc.

15.   Por que o SL é um bom exemplo de cibercultura remix?
Porque como usuários, podemos fazer o que desejarmos. O SL libera a emissão (qualquer um pode trabalhar em códigos e programas), tem o princípio de conexão (trabalho e cooperação em rede virtual), e reconfigura a indústria dos softwares proprietários como a resposta de flexibilização (abertura de códigos de alguns programas , como o Office, por exemplo) por parte  da mais importante indústria de softwares do mundo, a Microsoft.

16.   Acesse o site mecionado na nota de rodapé n°16 e poste em seu blog um comentário  sobre o site.
Este artigo publicado no site la BBC ressalta o valor da “mídia cidadã” no processo de informação. A interent tem dado uma “voz” ao povo, tornando testemunhas visuais em cronistas amadores que relatam suas experiências e perspectivas de forma escrita, em áudio ou até em vídeo, publicando-as a maneira de blogs (texto e imagens), podcasts (áudio) e vlogs (vídeo). Os usuários destas novas tecnologias de difusão têm demostrado que a critatividade e o entretenimento não precisam vir de Hollywood ou das grandes mídias, mas que todos temos o talento inato de contar histórias e entreter uns aos outros. Tem sido através de publicações feitas por meio destas ferramentas acessíveis a todos que temos podido experimentar diversos acontecimentos, notícias e situações de forma mais próxima, apartir de relatos ou gravações de testemunhas in-situ, assim como também minhares de novos talentos e personalidades têm sido descobertas.  Segundo o “Ourmedia” de JD Lasica, um lugar onde qualquer um pode publicar seus textos, imagens, vídeos, músicas, etc., a maioria de usuários que utilizam estas ferramentes para fazer publicar suas ideias e opiniões não o fazem a fim de atrair grandes massas, senão que o fazem para si mesmos e para suas famílias, transformando-se em uma “mídia de nicho”.    

17.   Quais os 3 argumentos de Manovic para o remix como nova mídia?
A remixagem de conteúdos culturais prévios, a globalização (mistura e reconficuração de culturas nacionais em estilo global) e a remixagem com as novas mídias, na qual as mídias fazem o remix entre as interfaces de diversas formas culturais e novas      técnicas de software.

18.   Acesse o site oficial do Manovic, coloque o link dele no seu blog e poste um comentário em seu blog sobre qualquer tema do site do Manovic.
O que vem depois do “remix”?
Se o pós-modernismo marcou os anos 80, o início do novo século foi marcado pela remixagem de diversas mídias como projetos áudio-visuais, softwares, textos literários, designs de moda, etc., misturando elementos de gerações passadas com atuais, assim como de diversas culturas. Esta remixagem marca a esta nova era cibernética como um acontecimento-caraterística inevitável e quase inexorável, apesar de que em algumas culturas possa ser vista como uma violação aos direitos autorais. No entanto, para muitos, os termos “apropriação” e “remixagem” não referem-se à mesma coisa, sendo que o segundo sugere uma re-edição de uma fonte.  A pergunta a ser formulada é o que vem depois da remixagem, pergunta pra qual Manovich não tem resposta, incentivando-nos a buscarmos uma maior compreensão teórica e histórica da era do remix a fim de entender a era que a substituirá.

19.   O que é “copyleft”?
Fruto de uma cultura reacionária ao copyright, o copyleft é um hacking do copyright, um modelo para contratos de adesão que busca corrigir falhas sociais no direito autoral padrão. Em palavras simples, fotocopiar livros, comprar DVDs piratas, baixar CDs completos, etc. é copyleft.

20.   Traduza a citação final do texto e comente-a.
“Nada é sagrado... Tudo é “domínio público”. Baixe, remixe, edite, sequencie e junte isto no seu banco de memória. .. a informação de move através de nós à velocidade do pensamento, e basicamente qualquer intento de controlá-lo sairá pela culatra.”  (DJ Spook, apud Murphie e Potts, 2003, p.70).
A citação acima nos incentiva a reciclarmos tudo o que há ao nosso redor, processando tal informação e repensando-a. Impedir isso é apenas inevitável e opor-se poderia ressultar em um efeito contrário. Assim, a repressão poderá simplesmente terminar incentivando a remixagem de informação que nos rodeia, assim como a sua reutilização. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário