A chegada de um novo século trouxe consigo não apenas novas tecnologias (que não cessam de aparecer, desde os anos 80), senão a necessidade de repensar conceitos antigo na questão metodológica da educação, assim como de abrir as nossas mentes às novas tendências e ideias. A resistência a estas novas tendências por parte de muitos educadores, desde aqueles na cúpula decisória até os que simplesmente "lecionam" em salas de aula, tem se traduzido em uma demora no avanço e evolução das nossas técnicas de ensino. A facilidade de acesso à abrumadora quantidade de informação na internet obriga-nos a aceitar o que por muito tempo muitos educadores não desejaram aceitar: o professor não é mais a fonte máxima de informação dos alunos. Tudo tem mudado, e continua mudando rapidamente. Entre tais mudanças, uma das áreas que aparece sob constante mudança é a LINGUAGEM. Com a aparição das novas tecnologias de Telecomunicação, tais mudanças simplesmente ganharam velocidade. Para muitos, mudar pode ser errado e anti-ortodoxo, porém, inexoravelmente inevitável.A nuvem de páginas web, blogs, bibliotecas, videotecas, redes sociais , enciclopédias colaborativas, etc. tem facilitado, e até promovido, o intercâmbio hipertextual de experiências, conhecimentos, ideologias, opiniões, notícias, etc., enfim, uma imensurável transferência de dados transformados em informação através da adquisição de valor de tais dados em um contexto relevante ao leitor. Sobre isto, existe muito a ser explicado e discutido, mas não pretendo apresentar tudo de uma só vez, pois ainda que assim o deseja-se, isso seria impossível. Por tanto, irei aos poucos postando meus comentários e interpretações pessoais neste blog a respeito do conteúdo temático das aulas te Tecnologia da Linguagem ministradas pelo Prof. Dr. Luiz Fernando Gomes na Universidade de Sorocaba - SP. Àqueles que desejem segui este blog, terei muito prazer em responder às suas questões, promovendo assim um busca multilateral do conhecimento a respeito deste tema. Um abraço a todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário